top of page

OS VOTOS ESPONTÂNEOS

Você vai se casar e já começa a suar frio só de pensar que terá de escrever os seus votos de casamento? Não se preocupe, você não está sozinho. A maioria dos casais que eu atendo me pede ajuda com isso logo na primeira reunião! "Eu não sei o que escrever!".... "Ele escreve bem melhor do que eu!"... "Eu sou muito tímido!".


Essas são apenas algumas das afirmação que escuto de quem está prestes a dizer o famoso "sim". Há quem decida não trocar votos só pela vergonha de declarar seu amor em público, em alto e bom som. Para mim, o momento da troca de votos é o mais emocionante de toda cerimônia. É nesse momento que acontece a união entre os dois.





Todo casamento é selado através dos votos que expressam o compromisso que noivos assumem um perante o outro. Eles podem ser tradicionais, como nas cerimônias religiosas quando os noivos repetem após o sacerdote:


"eu ,... , te recebo como meu esposo(a). Prometo ser fiel, te amar e te honrar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza todos os dias da nossa vida”.


Ou podem ser espontâneos, quando o texto é de autoria dos próprios noivos. Lembre-se! Não existe certo ou errado na hora de escrever o seu voto. Ele não tem que ser rebuscado, nem ser feito para fazer brotar lágrimas nos olhos dos convidados. Tem de ser VERDADEIRO! Essa é a única regra. Pode até ser engraçado se essa for a personalidade do casal. Dessa forma, a cerimônia se torna leve e autêntica.


VOTOS DE CASAMENTO


Vamos às dicas! Quando você for escrever o seu voto, procure um local tranquilo. Pode colocar uma música para inspirar. Feche os olhos e pense em algumas coisas básicas:


1) Pense na história de vocês. Desde quando se conheceram até o dia do pedido de casamento. Tente se lembrar do que sentiu em cada ocasião.


2) Abra os olhos e imagine que o seu amor está na sua frente. Pense no que gostaria de dizer pra ele naquele momento.


3) Sente-se e escreva! A princípio, sem julgamentos ou críticas. Não se preocupe com a ortografia ou se a sua letra está bonita. Apenas escreva.


A última etapa desse processo é a edição do texto. Eu costumo receber os votos dos meus noivos e ajuda-los nessa fase, mas se você não tem ninguém de confiança para ler o seu texto, lembre-se que toda cerimônia tem um tempo certo para não se tornar cansativa. Cuidado com os textos longos! Não seja repetitivo e corte, sem dó, aquelas partes com muitos detalhes. A ideia é passar a sua mensagem! Depois você pode entregar o rascunho como um presente para seu amor.



A seguir, os votos que a Paula e o Caio trocaram durante uma cerimônia que celebrei no Rio de Janeiro. Um exemplo de textos diferentes, cheios de personalidade e emocionantes ao mesmo tempo. Diz aí se não ficou lindo!

 

VOTOS DO NOIVO

“Chegou a hora dos votos, a mais difícil. Difícil porque estou diante de uma pessoa que tão bem sabe utilizar palavras, tanto as ditas quanto as escritas. Semana passada eu conversava com um dos padrinhos, o Roberto, e conversamos justamente sobre a hora de falar sobre os votos. Eu brinquei: cara, é muito difícil competir com a Paula neste sentido. Ela provavelmente fará um discurso como a Khaleesi, de Game of Thrones, e eu provavelmente falarei como um figurante que morreu no 1º episódio. E aí pensei, “se tem uma coisa que eu domino e a Paula não, são assuntos nerds”. Filmes e quadrinhos. E me veio a cabeça: e se o meu voto falasse do nosso relacionamento como um grande universo de super-heróis. Algo que deixaria a Marvel com inveja? Afinal, vivemos muitas aventuras. Nos conhecemos em meio às nossas próprias batalhas pessoais, e logo nos tornamos parceiros. Percebemos ali que era mais fácil lutar contra os desafios em dupla. Alguns vilões pelo caminho quase tiveram sucesso, exemplo de quando nossa parceria foi desfeita por alguns meses, em um golpe baixo de um provável personagem maquiavélico. Ou quando por exemplo o vilão Doutor Embolia tentou, em vão, interromper a jornada da nossa personagem, e fez com que o seu parceiro aqui voltasse correndo, com certo desespero, para um quarto de hospital e dali prometer nunca mais deixá-la sem apoio nas lutas diárias. Enfrentamos grandes desafios, vencemos batalhas épicas, conquistamos diversos objetivos e construímos um laço de confiança capaz de deixar qualquer grupo de Vingadores ou Liga da Justiça com inveja.A essa altura do meu voto, vocês provavelmente estão pensando: o Caio deve estar pronto para abrir o terno, mostrar seu uniforme e sair voando para salvar velhinhas na chuva, gatinhos presos em árvores ou crianças atravessando a rua fora da faixa. E eu também pensei que estava, mas ao reler cada palavra que eu havia escrito, tudo ficou claro. Eu não sou o herói da nossa história. Você é. Você acorda e está sempre pronta para ajudar o próximo, inspira todos que estão à sua volta, me dá forças para superar cada desafio que me é proposto, sempre me incentiva a melhorar como homem, venceu uma grande luta pela sua saúde, prospera cada vez mais no seu trabalho, dá conta de inúmeras preocupações no seu dia a dia e ainda conseguiu tempo para cuidar de cada detalhe dessa incrível cerimônia. Você sim é a heroína do meu universo. Obrigado por ser a minha Mulher Maravilha. Eu te amo.”


Votos da noiva

"Meu amor,

Que privilégio dividir a vida e esse altar com você. Passei as últimas semanas tentando encontrar as palavras certas pra dizer o óbvio: eu te amo. E também passei as últimas semanas respondendo à pergunta: “você está nervosa?” - sempre respondida com um sincero “não”. Isso porque - só de pensar que você é quem estaria aqui me esperando, eu queria vir correndo! Talvez por isso, esse passo tão importante esteja sendo tão fácil. Meu melhor amigo, meu confidente, dono dos meus melhores sorrisos, parceiro nos meus maiores sonhos e agora meu marido! Sempre que eu penso em ir além - seja lá pra onde for - nesse plano tenho você. E tudo faz mais sentido, pois dentro do seu abraço encontrei meu lugar. Você é sempre um dos caras mais altos dos ambientes, você ama minha família e eu amo a sua. Você me fez gostar de super-heróis, aprendeu a conviver com os pêlos da Chica espalhados pelo sofá e me fez voltar a acreditar no amor. Você dança comigo sem música, aceita minhas mudanças frequentes de opinião e respeita quando eu peço uma pipoca grande e não como nem metade. Você sempre diz que vai terminar comigo se eu imitar um esquilo - mas eu sempre imito e você nunca termina. Você perde pra mim no Cartola, chama o Fluminense de Fluzão mesmo sendo vascaíno, lava a louça de casa e pede um iFood que é uma beleza! Seu programa preferido é ir ao cinema, você procura sempre as melhores promoções pra fazer compras e decora os sambas do Salgueiro só pra me ver feliz. Por isso tudo, percebo que estamos em nossa mais completa forma de amar. Chegar em casa e saber que vou dividir o quarto, os sonhos e a vida com você é maravilhoso. Estamos construindo um mundo juntos: com respeito, admiração, aprendizado, conversas e um prazer real em compartilhar essa aventura diária que é fazer morada no outro. Meu norte agora tem um nome - o seu. Você é a direção pra qual eu corro nos meus piores e melhores momentos. Você é meu equilíbrio e nosso amor é o meu milagre. Um milagre que ajudou a me curar há um ano, quando fiquei doente. E com o milagre do nosso amor, todos os outros milagres se tornaram possíveis. Por isso, vamos juntos pra sempre. Cada dia com você é um dia de descobrir, de aprender e de ensinar. Que nosso casamento nunca seja um contrato de posse - e sim a liberdade de escolhermos - eternamente - estar juntos. Eu te amo infinitamente, enlouquecidamente e inexplicavelmente. E prometo - na presença de Deus, de nossas famílias e de nossos amigos - que a batida do seu coração será - pra sempre - o meu som preferido. Obrigada por me escolher todos os dias e por transformar a nossa casa em um lar.”

DESTAQUES

RECENTES
INSTAGRAM

PARCEIROS

celebrando amor
TAGS
SIGA
  • Pinterest - círculo cinza
  • Grey Instagram Icon
  • Facebook - Grey Circle
bottom of page